Fórum 3+1 visita tecnologias no IFPB – São Gonçalo
Encontro aconteceu durante penúltimo dia de Curso Internacional de Energias Renováveis
Na manhã desta segunda-feira (15/10) ativistas do Peru, Bolívia, Alemanha e Brasil visitaram o Instituto Federal da Paraíba, em Sousa (PB), para conhecer as atividades desenvolvidas na Unidade de São Gonçalo e as experiências do NEASP – Núcleo de Estudos de Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano.
Acompanhados pela professora Lúcia Mara (IFPB), o grupo esteve presente no Viveiro de Mudas, projeto que é referência para a recuperação do bioma caatinga e possui em média 20 espécies, entre elas frutíferas, plantas da região, ornamentais e algumas exóticas.
Segundo Lúcia Mara, a função do viveiro é pedagógica e social, servindo de base para estudos da universidade e também suporte de mudas nativas para comunidades e prefeituras. No mesmo viveiro, o professor Edinaldo Júnior mantém um estudo com mudas irrigadas através de águas e fluentes, mesclados em diferentes porcentagens.
Em um passeio rápido pelas áreas do campus, os participantes entraram em contato direto com a caatinga e conheceram as singularidades do bioma, além de árvores como cumarus, umburanas, angicos e aroeiras.
Outro grupo visitou o projeto promovido pelo curso de agroecologia, Canteiros econômicos, um sistema que utiliza a irrigação através de uma camada mais baixa do solo, economizando o uso da água e facilitando a plantação de todas as culturas em regiões como o semiárido.
Ao final da manhã, o professor Chico Oliveira, ministrou uma palestra que destaca as experiências do NEASP. “O núcleo tem como objetivo produzir e sistematizar conhecimentos para apoiar agricultores, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas” – explica.
Além dos professores ligados diretamente aos projetos do instituto, destaque ao diretor do IFPB Chiquinho Cicupira que recepcionou o Fórum nesse dia de aprendizados e aproximação com a caatinga.