Escola Pública de São Gonçalo Será Pioneira no Uso de Energia Solar
O professor Heitor Scalambrini(UFPE) esteve nos dias 11 e 12 de Fevereiro na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Dione Diniz Oliveira, situada no núcleo habitacional II, no município de Sousa. Na ocasião, o docente auxiliou membros da comunidade na instalação de um sistema solar fotovoltaico fixado no telhado do colégio.
A instalação do sistema faz parte do projeto Semiárido Solar que promove a Implantação da Tecnologia Solar Fotovoltaica de forma descentralizada nos munícipios de Sousa, Pombal e Patos até o ano de 2018. Para tanto, está norteada em três eixos básicos: a capacitação de mão de obra especializada na área de energia solar; a instalação dos kits tecnológicos nas zonas rurais e urbanas e sensibilizar o poder público para a fomentação do uso das tecnologias sociais. A ação tem como realizadores a Caritas brasileiras e o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social além de contar com o apoio da Misereor e do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido(CERSA).
No ano passado, a Escola Dione Diniz foi uma das beneficiárias do projeto Escola Solar promovido pelo CERSA em parceria com o Instituto Frei Bedha de Desenvolvmento Social(IFBDS) e apoio do Fundo Sócioambiental CASA. Neste período, os coordenadores do Comitê e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, desenvolveram as seguintes atividades: capacitação de professores para trabalhar atividades didáticas sobre energia solar em sala de aula, realização de palestras sobre o tema Energia Renovável no Semiárido Nordestino para alunos e professores e palestra para a comunidade escolar e para a comunidade externa sobre energia solar fotovoltaica.
Empoderados dos conhecimentos obtidos nas palestras e capacitações promovidas pelo projeto “Escola Solar”, os moradores do Núcleo Habitacional II executaram com a orientação do professor Heitor Scalambrini a instalação do painel fotovoltaico.
O painel instalado no colégio conta com 12 módulos fotovoltaicos, com capacidade de produzir 3,18 Kilowatts-pico. Com um investimento de R$ 20 mil, o sistema fornecerá aproximadamente 450 kilowatts-horas por mês.
.“A nossa escola está bastante satisfeita com esta conquista, de ser pioneira em energia solar na nossa região. E sobretudo pela energia que conseguiremos economizar com a implementação desta placa,” disse o gestor escolar Gildário Sarmento.
A Escola Dione Diniz é a primeira escola pública do estado da Paraíba com sistema de energia solar. A implantação da tecnologia fotovoltaica para energização da instituição será utilizada como forma de chamar a atenção da comunidade e da região sobre o uso do recurso energético. Agora, será dado início ao processo junto a Energisa para que a conexão do gerador fotovoltaico seja efetivamente ligada à rede elétrica.
“Vale ressaltar que o nosso foco principal é a sustentabilidade. Isto quer dizer que quando lutamos pela geração de energia solar descentralizada, estamos também lutando por justiça social e pela preservação ambiental da região do Semiárido Brasileiro,” afirmou Scalambrini.
Em Sousa, o projeto Semiárido Solar foi responsável ainda por implantar diversas tecnologias apropriadas ao semiárido no campus da sede do IFPB, de São Gonçalo e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Também foram instalados postes de iluminação solar com tecnologia “led” na Praça da Igreja do Rosário, na Praça do Milagre Eucarístico e na Secretaria de Saúde do município.
ENIO MARX -ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA
[sgmb id=”1″]
Excelente artigo. realmente eu vou fazer este curso sobre instalador solar. Obrigado pelas dicas.
SHOW!