Você sabe o que é dióxido de carbono e quais são seus efeitos?
Dióxido de carbono é um composto químico gasoso que provoca desequilíbrio no efeito estufa. O (CO2), também conhecido como gás carbônico, é gasoso que provoca graves desequilíbrios no do planeta Terra. Em condições normais, esse gás não apresenta cheiro ou sabor, sendo de difícil detecção.
Essencial para a vida no planeta, o carbono é encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, vários organismos liberam esse gás mediante ao processo de respiração, inclusive plantas e árvores (conhecidas como compensadoras de dióxido de carbono) que, em condições de calor e seca, fecham seus poros para impedir a perda de água e mudam para o processo de respiração noturno, denominado de fotorrespiração, ou seja, consomem oxigênio e produzem dióxido de carbono.
No entanto, o que preocupa não é a presença do dióxido de carbono na atmosfera, mas sim a alta concentração em que se encontra. Isso acontece porque, de acordo com diversos estudos científicos, ele é o gás do efeito estufa que mais contribui para o aquecimento global.
Fontes e usos
- Respiração de animais, seres humanos e organismos vivos;
- Decomposição de seres vivos e materiais;
- Erupção vulcânica;
- Atividade humana (principalmente agropecuária e industrial);
- Queima de combustíveis fósseis (carvão, gás de usina de energia, petróleo, veículos);
- Desmatamento e queimadas;
- Lavagem de polpa de celulose e papel.
O dióxido de carbono também é usado para produzir cimento, gerar eletricidade, resfriar dispositivos com gelo seco e efervescer refrigerantes.
Via Ecycle