News

Núcleo Clima Promove Evento de Educação Ambiental Para Professores

IMG-20161123-WA0012
Na foto equipe do Núcleo Clima

O Núcleo Clima realizou nos dias 16 e 17 de Novembro, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Sousa) e na sede do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, o evento  SEMENTES DO AMANHÃ – UMA INICIATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O objetivo foi capacitar professores e equipes pedagógicas das redes municipal e particular de ensino de Sousa tendo como abordagem principal a formação docente nas áreas de Climatologia, Energias Renováveis e Água.

No primeiro dia, o professor Francisco Nogueira auxiliado por monitores, conduziu uma aula de campo, como forma de valorizar a identidade do professor enquanto profissional da educação responsável por contribuir com a restauração e conservação dos recursos naturais ainda disponíveis.

No período da tarde, os professores Walmeran Trindade(IFPB), Marcelo Brandão(UFCG) e Irmã Fátima(Colégio Nossa Senhora Auxiliadora) proferiram palestras informativas sobre água, energias renováveis, clima e sustentabilidade para o semiárido, com a finalidade de fundamentar teoricamente os docentes e a equipe pedagógica envolvida.

IMG-20161123-WA0009
Oficina de Fogão Solar

No segundo dia, a solenidade contou com oficinas de fogão solar ministrado pelo professor José Guimarães(IFPB), de filtro de água cinza ministrado por mestrandos da UFCG e de painel fotovoltaico ministrado por Walmeran Tríndade. As oficinas buscaram relacionar os conhecimentos adquiridos nas palestras com a prática cotidiana do professor.

O evento ainda teve espaço para a apresentação de pesquisas e reflexões sobre educação ambiental, através dos Grupos de Trabalhos Acadêmicos.

“A semente foi plantada. Esperamos que o treinamento possa render bons frutos e, sobretudo, que as atividades aqui desenvolvidas possam auxiliar a prática docente desses professores”, afirmou a coordenadora do Núcleo Clima, Lúcia Mara.

O evento SEMENTES DO AMANHÃ  é uma realização do Núcleo Clima do IFPB Campus Sousa, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, e tem a parceria do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA).

 

Enio Marx  – Assessor de Comunicação do CERSA

[sgmb id=”1″]

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.