IMPACTOS AMBIENTAIS E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA

 

family-333064_1280O mundo enfrenta momentos incertos em torno da pandemia da COVID-19 e o Meio Ambiente sofre impactos significativos devido à baixa atividade humana nos últimos meses. Com esse novo modelo de sociedade uma série mudanças positivas e negativas vem acontecendo com a mãe natureza e a preocupação de diversas entidades é se os nossos hábitos perdurarão por muito tempo.

É preciso conscientização ambiental, políticas públicas e solidariedade para que seja possível enfrentar uma crise que é, sobretudo, humanitária. O desequilíbrio ocasionado pelos avanços do mundo contemporâneo traz consigo o conceito de sustentabilidade, sendo de suma importância para a humanidade e visto que ao se compreender a sustentabilidade em seus aspectos ambientais e sociais, poderíamos ter uma nova visão de mundo.

Em partes, a pandemia da COVID-19 é fruto de como lidamos com o planeta, do nosso modelo de vida, com os diversos mecanismos produtivos e a intensa degradação ambiental. Algumas medidas governamentais que poderiam minimizar tais impactos ambientais tornaria um mundo em que o saber ambiental aflora de uma ponderação sobre a estruturação da própria vida humana na Terra.

O cenário de incertezas econômicas e ambientais estão sendo acentuadas no pior momento de crise que o País enfrenta e só será possível traçar um plano para frear a degradação ambiental, se, além da conscientização política, nós seres humanos, repensarmos ações que fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, o uso consciente da água, coleta seletiva da produção de lixo químico e orgânico e a redução do consumo de energia elétrica. São desafios que a humanidade precisa enfrentar no dia a dia até que o planeta possa voltar a respirar, consequentemente, os seres que na Terra habitam também.

Para realizar um consumo consciente, as regras de antes da pandemia continuam:

  • Aproveitar água da chuva para alguns serviços domésticos.
  • Usar energia solar sempre que possível.
  • Reduzir o consumo de produtos que não sejam biodegradáveis.
  • Reciclar, reutilizar.
  • Repensar seus hábitos.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.