Encontro de jornalistas e capacitação técnica marcam terceiro dia de curso
Durante a última sexta-feira (12), o Curso Internacional de Energias Renováveis recebeu jornalistas do país e do exterior para uma coletiva de imprensa junto ao o Fórum 3+1, no Centro Pastoral da Diocese, em Cajazeiras.
Os membros do Fórum 3+1, como o CERSA, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Cáritas Brasileira, MISEREOR, MOCICC, entre outros, informaram sobre as atividades difundidas pelo grupo, os planos de ação que culminaram na realização do curso e os desdobramentos possíveis sobre a aplicação de energias renováveis.
À tarde, jornalistas locais, nacionais e internacionais reuniram-se para discutir outras perspectivas perante questões como mudanças climáticas e seus impactos, água, energia e a convivência do homem com o semiárido.
A jornalista Maristela Crispim, que participou dos dois momentos, avaliou o dia de forma positiva. “Foi um momento muito rico para nós, jornalistas, em termos de informações novas e outros olhares para a cobertura do semiárido”- explica.
Em paralelo com a reunião da imprensa, acontece no Auditório Bento XVI também no Centro Pastoral, a capacitação técnica em montagem de instaladores fotovoltaicos básicos com Walmeran Trindade.
“A ideia é transformá-los em multiplicadores, por isso aliamos o conhecimento técnico-cientifico em uma linguagem simples, com a prática com equipamentos fotovoltaicos, utilizando as duas tecnologias, com bateria e interligada à rede” – conta.
A capacitação, que encerra neste domingo (14) oferece a mesma metodologia aplicada nas comunidades do semiárido e também abordará outras técnicas, como mini eólicas e biogás.
Moro numa cidade muito pobre do Ceará -Groairas, sou policial militar e me preocupo com o grande número de jovens que estão envolvidos no sub-mundo do crime, com certeza por falta de oportunidades. A administração pública daqui deixa muito a desejar se queixando de falta de recursos e com certeza está pagando muito alto pelo que investiu na campanha política. Como faço pra conseguir uma forma de ampliar o conhecimento de vocês sobre energias renováveis no intuito de melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens?