Assembleia Outorga Comenda Verde a Coordenadores do CERSA
Os coordenadores do Comitê de Energia Renovável do Semiárido(CERSA) e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, e o professor da Universidade Federal do Pernambuco, Heitor Scalambrini, receberão a “Comenda Verde”, outorgada pelo Poder Legislativo por terem se destacado através de ações reconhecidas em defesa do meio ambiente. A aprovação da comenda foi realizada, no dia 23 de maio, durante sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, e teve como autor da propositura o deputado Jeová Campos(PSB).
Natural de Sousa, Júlio César Nóbrega Gadelha é um advogado, Marxista,Militante Ecossocialista e Articulador do movimento cidade semiárida. Ele foi um dos fundadores do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sousa, tendo colaborado ativamente com a luta em prol da transposição do Rio São Francisco e pela instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste no alto sertão paraibano. Além do CERSA, Nóbrega ainda encabeça o Movimento SousaTitan que tem por objetivo organizar a sociedade civil em busca de ações para o enaltecimento do Vale dos Dinossauros.
Walmeran José Trindade Junior possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com experiência na área de Engenharia Elétrica e é quem coordena tecnicamente os projetos do CERSA.
Já Heitor Sacalambrini Costa é doutor em Energética pela Université d’Aix-Marseille III. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do projeto Semiárido Solar. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em desenvolvimento rural.
Juntos, os três ambientalistas são responsáveis por articular membros de instituições de ensino e pesquisa, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, representantes políticos e da sociedade civil para executar vários projetos demonstrativos visando a disseminação da tecnologia solar fotovoltaica no alto sertão paraibano como: Escola Solar, Padaria Solar e Igreja Solar, todos com apoio do Fundo Socioambiental Casa.
O CERSA também promove eventos com o intuito de incidir politicamente e chamar a população para discutir as seguintes temáticas: Mudanças climáticas e segurança energética, Sustentabilidade Ambiental e Energias Alternativas. É o caso do Fórum do Semiárido de Energia Solar que acontece periodicamente em concomitância com a Conferência de Sustentabilidade Ambiental e também do seminário “Aquecimento Global, Mudança Climáticas e Crise Hídrica: O Que Tenho Haver com Isso?”.
César Nóbrega dedicou a homenagem a todos os membros do comitê e a todos os lutadores e lutadoras do povo.
Estes e outros projetos você pode conhecer através do endereço: cersa.org.br
ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA