CERSA E ENTIDADES PARCEIRAS COMEMORAM O SUCESSO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO ENERGÉTICA
Na tarde do último sábado, 27, o Comitê de Energia Renovável do Semiárido – CERSA – esteve reunido com parceiros para o encerramento do Curso de Capacitação Energética. O curso fez parte das ações do Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, com apoio da MISEREOR e teve o tema: “Fundamentos Para Uma Transição Energética Justa e Popular”. Seu sucesso foi comemorando com muita alegria durante o encontro.
O objetivo do curso foi de sistematizar os fundamentos políticos, sociais, econômicos, ambientais e técnicos que possam subsidiar as organizações da sociedade civil no planejamento de ações que promovam a transição energética justa e popular (TEJP).
O encontro teve início com a apresentação musical de Iremar, do Instituto Madeira Viva, de Porto Velho/RO, onde tocou e cantou; “Canção da Terra”, uma música que nós faz refletir sobre a nossa mãe natureza.
Durante a ação, todos foram honrados com a participação de Ivo Poleto, do Fórum de Mudancas Climaticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), que recentemente passou por um delicado procedimento cirúrgico.
Ivo Poleto parabenizou a equipe o comprometimento diante das ações que são urgentes no País. “Devemos seguir de encontro aos caminhos para a natureza, cuidados ecológicos e multiplicar isso para mais pessoas”, ressaltou.
Após algumas importantes falas, Prof. Walmeran, membro do CERSA, fez importantes encaminhamentos sobre as propostas de calendários para que as atividades sejam fortalecidas.
As ações realizadas sobre o Dia da Água, comemorado no último dia 22; também foram pautadas durante o encontro virtual, além disso, foram apresentadas alternativas econômicas viáveis nas comunidades tradicionais; o ensino a distância; o fortalecimento da rede e das articulações em grupo.
De acordo com César Nóbrega, coordenador do CERSA, a proposta metodológica promoveu a melhor acessibilidade aos recursos didáticos disponibilizados para os estudos. “Procuramos dar o maior suporte possível para o desenvolvimento da compreensão dos pontos abordados, alem disso, promovemos o máximo de colaboração e interação entre os participantes da capacitação, que chamamos de participação colaborativa.
Iniciada com um encontro on-line de apresentações e finalizada neste sábado com outro encontro on-line para encaminhamento de ações, a capacitação foi operacionalizada em tópicos semanais e o material didático será disponibilizado com todas as atividades assíncronas, fechando assim a etapa com satisfação.
CONCEITOS DO CURSO
Durante o curso foi apresentado diversos conceitos como:
-Fundamentos da problemática energética e as suas principais implicações, como base.
-Fundamentos técnicos da eletricidade solar, como exercício do trabalho.
-Debate político para a TEJP; conhecer os fundamentos da gestão energética municipal, como uma possível incidência política para a TEJP.
-Fundamentos da economia solidária solar, como uma possível manifestação da local que promova a TEJP.
-Conhecer os fundamentos da economia de Francisco no âmbito da TEJP,
-Conhecer algumas ações comunitárias desenvolvidas pelo CERSA, como sinais possíveis para a TEJP.
METODOLOGIA
A metodologia do curso foi feita por meio do estudo guiado, intermediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde o roteiro de vídeo-aulas e de leitura foi disponibilizado, havendo interações assíncronas (“off-line”) e síncronas (“on-line”), com os tutores e cursistas, em cada etapa da jornada de capacitação.
O encontro contou com a participação de representantes do CERSA, do FMCJS, IMC, IFPB, CPT/BA, Instituto Terramar, Frente para Uma Nova Politica Energética, Cáritas e Ação Diocesana de Patos.
Tiveram presentes; Joílson Costa, Coordenador da Frente, João Paulo, da Cáritas Nacional, André Poletto do FMCJS e Anchieta de Assis do CERSA.
Palloma Pires – FMCJS
Maraviilha