Em Cajazeiras, Pastoral Celebra Instalação de Energia Solar na sua Sede
A Comissão Pastoral da Terra (CPT Sertão/PB) celebrou no dia 23 de novembro, a inauguração de um sistema solar, em sua sede, na cidade de Cajazeiras. A instalação conta com 12 placas fotovoltaicas capazes de gerar 380 kw/h.
O evento foi realizado durante um encontro de intercâmbio entre jovens camponeses de assentamentos assessorados pela CPT/Sertão PB e de jovens camponeses da Alemanhã trazida pelo KJLB – Münster. As placas foram doadas pelo Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) através do Projeto Semiárido Solar com apoio da Misereor e parceria do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, da Cáritas Brasileira e da Frente Por Uma Nova Política Energética Para O Brasil.
Na ocasião, o professor da Escola Técnica Cidadã Integral (ECIT) de Sousa – PB, Anderson Torres, falou sobre as fontes de energia elétrica e a importância da mudança da matriz energética brasileira. Em seguida, o coordenador do CERSA e membro da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética Para O Brasil, César Nóbrega, falou sobre o agravamento da crise climática produzida pela queima dos combustíveis fósseis. Ele citou a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, como um modelo a ser seguido pelos jovens do semiárido, na luta contra os impactos ambientais que vem afetando o planeta. O evento contou com a participação do ténico agrícola do PASSPP, Aíres Humberto.
Depois, a educadora Francisca Lourenço e o Padre Bernd Hant, mediaram uma roda de conversa com participação da juventude camponesa do Brasil e da Alemanhã. Para finalizar, aconteceu uma solenidade em homenagem a César Nóbrega, em memória das ações que o ambientalista promoveu em defesa do semiárido e da preservação do meio ambiente no sertão da Paraíba.
Além de coordenador do Comitê, Nóbrega é conhecido por ser um dos fundadores do PT na cidade de Sousa, pelo engajamento na luta pela convivência com o semiárido, foi um dos idealizadores da vinda do Centro Cultural Banco do Nordeste para Sousa e agora encabeça o movimento SousaTitan que promove um série de ações em torno do enaltecimento do Vale dos Dinossauros.
Enio Marx – Assessor de Comunicação do CERSA
[sgmb id=”1″]