EnergiaNewsSolar

Projeto Padaria Solar Chega à Segunda Etapa e Terá História Retratada em Documentário

Professor Waleran Trindade(primeirdo da esquerda) e os alunos da capacitação para o uso da energia solar
Professor   Walmeran Trindade(primeiro da esquerda) e os moradores da comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras

Aconteceu nos dias 19 e 20 de Junho o segundo módulo da capacitação técnica para utilização da Energia Solar pelos membros da comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras. O mini-curso é promovido pelo Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) com apoio do Fundo Sócio Ambiental CASA e Fundo Socioambiental CAIXA, através do programa Fortalecimento de Comunidades na Busca pela Sustentabilidade. O objetivo é demonstrar a implementação da tecnologia solar fotovoltaica em uma agroindústria comunitária.

Na primeira etapa que aconteceu no mês de Maio os alunos tiveram a oportunidade de aprender a operar as instalações elétricas convencionais.  Já no último encontro, o coordenador-técnico do CERSA Walmeran Trindade deu início á oficina explanando sobre os tipos de classificação de energia. Ele realizou também uma abordagem téorica a respeito das energias renováveis, ou seja, aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos.

“A gente fez essa introdução para que as pessoas da comunidade tenham consciência do porque essa tecnologia está sendo introduzida na agroindústria deles,” disse Trindade.

Em seguida os moradores participaram de uma prática simulada com montagens de sistema fotovoltaico conectados na rede elétrica para uso posterior na padaria. Foi abordado também os aspectos da montagem do painel fotovoltaico no telhado incluindo as precauções do trabalho em altura.

Agora, de posse do conhecimento obtido nas duas primeiras etapas do curso, os moradores irão realizar nos dias 9 e 10 de Julho a instalação das placas fotovoltaicas na padaria Bolo das Oliveiras.

 

Documentário

O coordenador de comunicação do Fundo Sócio Ambiental Casa Attilio Zolin foi recepcionado nas instlações da padaria Bolo das Oliveiras pela lider comunitária Solange Matos
O coordenador de comunicação do Fundo Sócio Ambiental Casa Attilio Zolin foi recepcionado nas instalações da padaria Bolo das Oliveiras pela líder comunitária Solange Matos

A Padaria Bolo das Oliveiras beneficiária do Projeto Padaria Solar recebeu no Domingo dia 19 de Junho o coordenador de comunicação do Fundo Socioambiental CASA Attilio Zolin. O mesmo é responsável pela estratégia de comunicação e de mídias sociais da instituição.

Zolin esteve em contato com a presidente da Associação Comunitária Várzea Comprida dos Oliveiras Solange Matos e as 21 micro-empreendedoras que fazem parte da fábrica com a finalidade de captar imagens e entrevistas que comporão um vídeo-documentário que será lançado ainda este ano.

“Vai ser um documentário com imagens muito bonitas com imersão para o espectador conhecer a realidade do local. A produção vai contar com ótimas falas que vão contribuir para que essa história fique marcada para sempre”, destacou.

No último ano foram visitados cerca de 10 projetos apoiados pelo Fundo Sócio Ambiental CASA que são referências em cada área de atuação da entidade. O objetivo é a  produção de materiais audiovisuais que possam ser mostrados, para que os financiadores contribuam com os projetos. O projeto Padaria Solar chamou a atenção da entidade pelo fato de agregar o empoderamento feminino junto ás energias renováveis.

O Fundo Socioambiental CASA entende que a comunicação pode ser uma forma de poder nas mãos das organizações como forma de acesso a outros financiadores. “É também uma forma de contar para o mundo sua história e conseguir interessados que venham a somar com as causas através de trabalho voluntário,”  finalizou Zolin.

Enio Marx – Assessor de Comunicação do CERSA

 

Fotos: Humberto Aíres e Enio Marx

 

 

Please follow and like us:

2 thoughts on “Projeto Padaria Solar Chega à Segunda Etapa e Terá História Retratada em Documentário

  • O documentário O Cerebro, que era exibido na History Channel, também é muito bom. Vocês conhecem?

    Resposta
    • Não conhecemos o filme. Porém, ficamos muito gratos pela dica. 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.