News

Geração de Energia e Economia Solidária são os temas do ABM Debate de novembro

Com objetivo de discutir a estruturação de políticas públicas sustentáveis, A Associação Brasileira de Municípios (ABM) promoverá o webinário ABM Debate: Geração de Energia e Economia Solidária: como organizar uma Política Municipal? no próximo dia 18 de novembro (quinta feira), das 10h às 12 h. O evento contará com especialista e gestores públicos. Terá transmissão pela TV ABM no Youtube e no Facebok. É uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através da Universidade Aberta À Economia Solidária (UAES).

Segundo Eduardo Pereira, Diretor Executivo da ABM, o webinário vai abordar temas atuais, dois problemas da conjuntura: a crise de energia e alternativa de geração de renda. “Será a oportunidade de conhecer as possibilidades de construção nos municípios de políticas públicas sustentáveis que dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU)”, destacou.

ABM Debate: Geração de Energia e Economia Solidária: como organizar uma Política Municipal? terá a participação Egeu Esteves, professor da UAES/UNIFESP; do professor Walmeran Trindade, do Instituto Federal de João Pessoa/PB da área de eletrotécnica/energias renováveis e um dos fundadores da Cooperativa Bem Viver de compartilhamento de energia solar; e da Prefeita Márcia Conrado, de Serra Talhada/PE, que vai expor sobre o trabalho de eficiência energética do município.

Programação: 

10:00 – ABERTURA 

  • Eduardo Tadeu – Diretor-Executivo da ABM
  • Ary Vanazzi – Presidente ABM e Prefeito de São Leopoldo/RS)
  • Gilmar Dominici – Vice-presidente de Relações Institucionais da ABM

10:15 – INÍCIO DAS PALESTRAS 

  • Egeu Esteves – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela USP. Foi formador em cooperativismo, assessor do movimento sindical e atualmente é professor na Unifesp. É um dos coordenadores da UAES-Unifesp.

Tema: As possibilidades de Autoconsumo Solidário de Energias Renováveis

  • Walmeran Trindade – Professor do IFPB João Pessoa, da área de eletrotécnica/energias renováveis, formação em engenharia elétrica/sistemas de potência e sócio fundador da cooperativa de compartilhamento de energia solar Bem Viver. Tema: As experiências do CERSA – Comitê de Energias Renováveis do Semiárido e da Cooperativa de Compartilhamento de Energia Solar Bem-Viver.

Tema: As possibilidades de Autoconsumo Solidário de Energias Renováveis

  • Marcia Conrado – Prefeita de Serra Talhada/PE e Diretora da ABM

Tema: Eficiência energética em edificações públicas

11:00 – ESPAÇO PARA DEBATE

Faça a inscrição pelo link https://abm.org.br/abm-debate-18-11-2021/

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.