NewsSolarSustentabilidade

Escola Pública de São Gonçalo Será Pioneira no Uso de Energia Solar

escola-dione-dinizO professor Heitor Scalambrini(UFPE) esteve nos dias 11 e 12 de Fevereiro na  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Dione Diniz Oliveira, situada no núcleo habitacional II,  no município de Sousa. Na ocasião, o docente auxiliou membros da comunidade na instalação de um sistema solar fotovoltaico fixado no telhado do colégio.

A instalação do sistema faz parte do projeto Semiárido Solar que promove a Implantação da Tecnologia Solar Fotovoltaica de forma descentralizada nos munícipios de Sousa, Pombal e Patos até o ano de 2018. Para tanto, está norteada em três eixos básicos: a capacitação de mão de obra especializada na área de energia solar; a instalação dos kits tecnológicos nas zonas rurais e urbanas e sensibilizar o poder público para a fomentação do uso das tecnologias sociais. A ação tem como realizadores a Caritas brasileiras e o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social além de contar com o apoio da Misereor e do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido(CERSA).

 Walmeran Trindade na capacitação com professores para uso da energia solar em Sala de Aula
Walmeran Trindade na capacitação com professores para uso da energia solar em Sala de Aula

No ano passado, a Escola Dione Diniz foi uma das beneficiárias do projeto Escola Solar promovido pelo CERSA em parceria com o Instituto Frei Bedha de Desenvolvmento Social(IFBDS) e apoio do Fundo Sócioambiental CASA. Neste período, os coordenadores do Comitê e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, desenvolveram as seguintes atividades: capacitação de professores para trabalhar atividades didáticas sobre energia solar em sala de aula, realização de palestras sobre o tema Energia Renovável no Semiárido Nordestino para alunos e professores e palestra para a comunidade escolar e para a comunidade externa sobre energia solar fotovoltaica.

Empoderados dos conhecimentos obtidos nas palestras e capacitações promovidas pelo projeto “Escola Solar”, os moradores do Núcleo Habitacional II executaram com a orientação do professor Heitor Scalambrini a instalação do painel fotovoltaico.

O painel instalado no colégio conta com 12 módulos fotovoltaicos, com capacidade de produzir 3,18 Kilowatts-pico. Com um investimento de R$ 20 mil, o sistema fornecerá aproximadamente 450 kilowatts-horas por mês.

.“A nossa escola está bastante satisfeita com esta conquista, de ser pioneira em energia solar na nossa região. E sobretudo pela energia que conseguiremos economizar com a implementação desta placa,” disse o gestor escolar Gildário Sarmento.

A Escola Dione Diniz é a primeira escola pública do estado da Paraíba com sistema de energia solar. A implantação da tecnologia fotovoltaica para energização da instituição será utilizada como forma de chamar a atenção da comunidade e da região sobre o uso do recurso energético. Agora, será dado início ao processo junto a Energisa para que a conexão do gerador fotovoltaico seja efetivamente ligada à rede elétrica.

Na foto, professor Heitor Scalambrini
Na foto, professor Heitor Scalambrini

“Vale ressaltar que o nosso foco principal é a sustentabilidade. Isto quer dizer que quando lutamos pela geração de energia solar descentralizada, estamos também lutando por justiça social e pela preservação ambiental da região do Semiárido Brasileiro,” afirmou Scalambrini.

Em Sousa, o projeto Semiárido Solar foi responsável  ainda por implantar diversas tecnologias apropriadas ao semiárido no campus da sede do IFPB, de São Gonçalo e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Também foram instalados postes de iluminação solar com tecnologia “led” na Praça da Igreja do Rosário, na Praça do Milagre Eucarístico e na Secretaria de Saúde do município.

 

ENIO MARX -ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

[sgmb id=”1″]

 

Please follow and like us:

2 thoughts on “Escola Pública de São Gonçalo Será Pioneira no Uso de Energia Solar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.