EnergiaNewsSustentabilidade

Em Nazarezinho, Agentes Comunitários Auxiliam Camponeses Em Uso Eficiente de energia

whatsapp-image-2017-02-26-at-16-10-27
Agentes de Energia realizando visita na casa de uma das moradoras da comunidade Olho D’água dos Frades

Disseminar os conceitos básicos para o consumo consciente de energia elétrica. Esta é a proposta do projeto “Agentes Comunitários de Energia” realizado pelo Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) com apoio do Fundo Socioambiental CASA.
A primeira beneficiária e proponente desta ação é a Associação dos Produtores Rurais Francisca Fideles de Araújo, situada na comunidade rural Olho D’água dos Frades, no município de Nazarezinho-PB.
Nos dias 15 e 16 de Fevereiro, 28 Agentes Comunitários de Energia capacitados pelo CERSA fizeram uma visita em cada domicilio do Sítio Olho D’água dos Frades para instruir a população sobre o uso correto da energia elétrica. A equipe é formada por estudantes de eletromecânica do Instituto Federal da Paraíba(IFPB- Campus Cajazeiras) e por jovens residentes na localidade. Foram atendidas 124 famílias, totalizando 550 pessoas beneficiadas pela ação.
Os agentes avaliaram a fatura de energia elétrica e prestaram orientações sobre sua leitura e interpretação, além de colaborarem com a Identificação de possíveis pontos de desperdício de energia em cada residência. A expectativa é que o projeto possa contribuir com a minimização da problemática energética, bem como na redução dos custos do orçamento doméstico.

whatsapp-image-2017-02-26-at-16-10-40
Entrega dos certificado da capacitação pelo coordenador-geral do CERSA, César Nóbrega

Após o término do trabalho, os agentes receberam das mãos dos coordenadores do CERSA e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, os certificados da capacitação. Estiveram presentes na certificação, a Assessora Territorial de Gestão Social do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET-Vale do Piranhas), Aldineide Alves e a professora Iris Mendes Medeiros representando a prefeitura de Nazarezinho.
“Os agentes foram muito prestativos, muito educados e explicaram tudo o que eles sabiam, mediram a energia das residências. Eu e a comunidade ficamos muito satisfeitos com as visitas e espero que a continuidade traga um grande benefício,” disse o ex-presidente da Associação dos Produtores Rurais Francisca Fideles Lopes, Chico Avelino que foi uma das pessoas que se empenharam pela realização do projeto.
O próximo passo será a capacitação dos agentes e dos moradores do local para instalação e manutenção da energia solar fotovoltaica. O curso está previsto para acontecer nos dias 7 e 8 de Março, e culminará com a implantação do sistema fotovoltaico na Escola Municipal Basílio Borges com a ajuda dos participantes.
“Percebi que muita gente acha que a energia se resume da rede do poste ao gerador de suas casas, sem saber como ela é gerada, seu custo e como ela chega até sua casa. Nós como agentes, levamos as informações necessárias para o uso consciente dessa energia e ouvimos as pessoas. Espero que esse trabalho sirva de exemplo para outras regiões,” disse Mabel Lopes, jovem moradora do Sítio Olho d’água dos Frades.

Visita dos agentes ao olho d'água
Visita dos agentes ao olho d’água

Ao final, os agentes foram levados para um dos olhos d´agua situado na comunidade que será transformada brevemente em parque estadual de preservação ambiental. Além do lazer proporcionado, esta é uma forma de chamar a atenção para as potencialidades naturais e estimular os jovens para preservação do bioma caatinga.
O projeto Agentes Comunitários de Energia é uma realização do CERSA em parceria com o Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (NAESP),o NEDET – Vale do Piranhas, a Secretaria de Educação de Nazerezinho e a PASPP.  Conta também com o apoio da  Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB) e IFPB-Campus Cajazeiras.

ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

[sgmb id=”1″]

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.