Em São Bento, CERSA Apresenta Informações Sobre Gestão Energética Municipal

Da esquerda para direita: coordenador-geral do CERSA César Nóbrega, Prefeito Jarques Lúcio e professor Walmeran Trindade
Da esquerda para direita: coordenador-geral do CERSA César Nóbrega, Prefeito Jarques Lúcio e professor Walmeran Trindade

Os coordenadores do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, se reuniram, na última terça-feira, dia 28 de Agosto, com o prefeito da cidade de São Bento, Jarques Lúcio.  O objetivo do encontro foi discutir junto com a população a implantação da gestão energética para o município.

Na oportunidade estiveram presentes, os docentes Ricélia Marinho e Gustavo Sales da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus Pombal); o coordenador de projetos da prefeitura, Bonifácio Bezerra; o secretário de agricultura, Francivaldo Araújo; o coordenador agrícola, Françuá Silva e o coordenador de cultura, Márcio Gulino.

A ação visa a criação, legitimação e capacitação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) em São Bento. Este departamento será responsável por coordenar ações para reduzir o gasto de energia nas unidades da prefeitura além de torna-la capaz de produzir a sua própria energia. A gestão energética municipal também visa atrair a atenção dos munícipes para a cultura da eficiência energética, bem como, para o uso das energias renováveis. Para que tudo isso se torne possível, o departamento contará com uma equipe formada por uma coordenação de articulação, uma coordenação técnica, uma secretaria e um corpo operacional de eletricistas.

Há uma preocupação global com o meio ambiental, e em São Bento não é diferente. Além da segurança hídrica, nós temos que investir em segurança energética. E através do apoio que o CERSA está oferecendo, a prefeitura vai emplacar esta ideia e fazer  valer uma energia sustentável em nossa cidade”, disse o prefeito Jarques Lúcio.

Após a reunião, o coordenador de projetos Bonifácio Bezerra se comprometeu a analisar o projeto de lei que visa criar o Departamento de Eficiência Energética do Município. A ideia é que este órgão seja criado, a partir da coordenação de projetos que já executa trabalhos na área de energia elétrica.

ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *