Edital do projeto Escola Solar é lançado em Sousa (PB)

Na tarde de hoje (23/10) reuniram-se na Secretaria de Educação de Sousa, César Nóbrega, Gilmara Formiga, Lúcia Mara e mais representantes de escolas municipais para o lançamento do edital do Projeto Escola Solar.

O edital prevê a doação de um sistema fotovoltaico para um dos quatro educandários do município que possuem Ensino fundamental II. Estão concorrendo as escolas José Reis, Papa Paulo VI, Rômulo Pires e Maria Estrela. Para participar, as instituições deverão inscrever suas propostas entre 29 de outubro a 30 de novembro.

O projeto deve mobilizar ações entre os servidores (funcionários e professores), estudantes e a comunidade, dentro dos três temas trabalhados pelo Núcleo Clima: mudanças climáticas, energia e água. Outro critério é utilização do uso racional de energia, como conta a professora do IFPB, Lúcia Mara.

“Sabemos que podemos economizar 5% da nossa energia apenas mudando os hábitos de uso. Queremos que essa mudança de cultura chegue nas escolas. Além disso, é uma forma de incentivar a escola a trabalhar junto com o aluno a consciência ambiental e a importância do seu papel nesse processo no desenvolvimento sustentável e nas mudanças climáticas“ – conta.

Gilmara Formiga, secretária de educação, classificou o projeto como gratificante. “A Secretaria de Educação abraça esse projeto, junto às escolas, e agradece o CERSA e demais parceiros por essa iniciativa.”

A proposta vencedora será escolhida por uma comissão especializada com representantes do CERSA, Núcleo Clima e da empresa Ative Energy. Com resultado final previsto para o dia 19 de Dezembro deste ano, a escola vitoriosa executará o projeto com acompanhamento dos órgãos envolvidos no ano letivo de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *