Coordenadores do CERSA Prestam Esclarecimentos Técnicos a Extensionistas da Emater

whatsapp-image-2017-06-07-at-19-44-14

Os coordenadores do CERSA(Comitê de Energias Renováveis do Semiárido), Walmeran Trindade e César Nóbrega, se reuniram  no dia 16 de Maio, com a equipe da Emater-Regional de Sousa, na sede do IFPB- Campus Sousa. A reunião foi viabilizada pelo engenheiro-agronômo da Emater, Benedito Bonifácio e pelo coordenador do NAESP, Chico Nogueira.

O objetivo do encontro,  foi prestar esclarecimentos técnicos sobre o procedimento de estimativa para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico para atender uma certa demanda energética. A ideia é viabilizar a realização dos projetos da Emater que facilitam o acesso dos camponeses e camponesas ao Pronaf Eco,  um financiamento específico para agricultore(a)s familiares.

Na ocasião, os técnicos da Emater puderam sanar dúvidas sobre informações técnicas advindas da engenharia elétrica. O próposito do CERSA, é que estes profissionais tenham um maior domínio na elaboração de cálculos para o pré-dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico.

Sobre o PRONAF ECO

O PRONAF ECO é uma Linha de financiamento para investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida. Este crédito, possibilita ao agricultor(a) financiar investimentos para a implantação de tecnologias de energia renovável.

O interessado em participar do programa deve se dirigir ao escritório da Emater de seu município munido de documentos pessoais e do imóvel rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), e a proposta de viabilidade técnica e econômica.

 

Enio Marx – Assessor de Comunicação do CERSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *