Coordenador do CERSA se Reúne Com Diretor da ANEEL, Em João Pessoa

IMG-20160728-WA0003
Á esquerda André da Nóbrega e á direita Walmeran Trindade

 

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André da Nóbrega visitou a sede do Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa. Na ocasião, ele dialogou com o coordenador-técnico do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, Walmeran Trindade.

Durante o encontro, Walmeran apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Comitê desde o II Fórum do Semiárido de Energia Solar, a exemplo dos projetos: Padaria Solar e Escola Solar.  Também relatou sobre as interlocuções do CERSA com a Superintendência do Nordeste (SUDENE),  o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e outros parceiros em busca de ações que aproveitem o potencial de energia limpa existente na Paraíba.

Nóbrega ainda ficou sabendo da parceria firmada entre a MISEREOR, a Cáritas e o CERSA para a Implantação da Tecnologia Solar Fotovoltaica em municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte até o ano de 2018. E para finalizar, ficou a par também da institucionalização do Núcleo Clima pelo Instituto Federal da Paraíba.

André da Nóbrega aproveitou o momento para conhecer o laboratório de smart grid do IFPB. O mesmo registrou a visita em seu perfil pessoal do Facebook.

IMG-20160728-WA0013

O diretor da ANEEL informou  sobre o panorama das energias renováveis na Paraíba. Segundo ele, o estado aderiu ao convênio Confaz que não cobra o Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) pela produção de energia descentralizada facilitando a aquisição das placas fotovoltaicas.  O governo paraibano também sancionou leis que desenvolvem fontes de energia alternativas em edificações.

Nóbrega explanou ainda sobre as conversações que vem fazendo com o governo do estado para a realização do evento: “Seminário de Energia: Desafios e Oportunidades” que acontecerá no mês de Agosto. Além deste, há uma articulação com a Assembleia Legislativa por intermédio do deputado estadual Jeová Campos para uma audiência pública visando discutir a destinação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE – SUDENE) e do FNE (Banco do Nordeste).

Para finalizar, André da Nóbrega  se comprometeu a contribuir com dois projeto de eficiência energética do CERSA que terá como beneficiário o município de Pombal.

Reunião pela internet

Na primeira imagem: Walmeran Trindade. Na segunda imagem: Máximo(á esquerda) e André da Nóbrega (á direita)
Na primeira imagem: Walmeran Trindade. Na segunda imagem: Máximo(á esquerda) e André da Nóbrega (á direita)

Na última Quinta-Feira (4), o coordenador-técnico do CERSA,  Walmeran Trindade,  reuniu-se novamente com o diretor-geral da ANEEL, André da Nóbrega. Também esteve presente na ocasião, o  Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Máximo Pompermeyer.

O encontro ocorreu através do Skype e teve o objetivo de apresentar os dois projetos de eficiência energética envolvendo tecnologia fotovoltaica que o CERSA está tentando implementar no município de Pombal.

O primeiro projeto tem o objetivo de gerar a energia necessária para o consumo do Parque de Iluminação Pública consorciada com o programa de efecientização energética pela substituição de lâmpadas e melhoria das instalações elétricas. A ação  será executada em  parceria com a Prefeitura de Pombal que submeterá o projeto como entidade-consumidora à Energisa.

O segundo projeto contempla os consumidores mais carentes inscritos na tarifa social. A ideia é fazer um programa de eficiência energética para residências de baixa renda procurando gerar energia através de tecnologia fotovoltaica.  Agentes de energia serão responsáveis por fazer vistoria nas instalações elétricas  das casas e orientar sobre o melhor uso dos equipamentos.

A reunião serviu também para dar orientação de como formatar o projeto para avaliação da Energisa. Na próxima Segunda-Feira (15), Trindade irá apresentar ao setor de eficiência energética da concessionária, os dois programas que agora conta com o aval e o apoio irrestrito da ANEEL.

Enio Marx –  Assessor de Comunicação do CERSA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *