CERSA Realiza Palestra em Universidade do Exterior

 coordenador-técnico do CERSA, Walmeran Trindade, proferindo palestra
coordenador-técnico do CERSA, Walmeran Trindade, proferindo palestra

O coordenador-técnico do CERSA, Walmeran Tríndade, ministrou no dia 22 de Maio, uma palestra na Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco – Perú. O convite foi feito pelo assessor do MOCCIC(Movimento Ciudadano Frente Al Cambio Climático) em Cusco, Fabian Simeon, durante o VIII Fórum Social Panamazônico.

O MOCICC é o movimento cidadão para o enfrentamento das mudanças climáticas no Peru. A entidade, junto com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social(Brasil) e o Grupo de Trabalho em Câmbio Climático e Justiça(Bolívia), compõem o grupo de articulação 3 + 1, apoiado pela MISEREOR da Alemanha.

A proposta da palestra foi apresentar ao público peruano, a atuação do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, da campanha Energia Para a Vida – promovida pela Frente por Uma Nova Politica Energética para o Brasil – e do CERSA.

Estudantes da Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco assistem à palestra
Estudantes da Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco assistem à palestra

 

O público foi composto por estudantes e professores de diversos cursos das áreas de exatas e humanas. Vários alunos estão engajados em diversos movimentos sociais, que defendem a preservação das florestas no Peru.

A palestra teve a abertura do assessor Fabian Simeon, e em seguida duas alunas fizeram um breve relato dos encaminhamentos tirados no FOSPA. Na sequencia, foi a vez do professor Walmeran Trindade, que aproveitou a ocasião também para responder uma rodada de perguntas e intervenções da plateia.

Ao final, ficou encaminhada a construção conjunta de um projeto entre o MOCICC , o Fórum de Mudanças  Climáticas e Justiça Social e o CERSA, através de algum edital de apoio à projetos comunitários,  como forma de iniciar a concretização desse intercâmbio.

Até o mês de Julho, está havendo um diálogo para a elaboração de um projeto nos moldes do Agentes Comunitarios de Energia desenvolvido na comunidade do Olho d’Água em Nazarezinho, adaptado à realidade da cidade de Cusco. Pretende-se submeter esse projeto à chamada sul americana do fundo casa, que está aberta até o dia 05 de Julho. Saiba mais sobre os Agentes Comunitários de Energia através do link: goo.gl/dQyT22.

Esta foi a segunda atividade internacional do Comitê, a primeira foi a participação no Fórum Sócial PanAmazônico, realizado na cidade peruana de Taparoto. Saiba mais sobre a participação do CERSA no FOSPA através do link:  goo.gl/2bKkFY.

 

Enio Marx- Assessor de Comunicação do CERSA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *