CERSA Promove Curso Para Formação De Agentes Comunitários De Energia

img-20170208-wa0019

O coordenador-técnico do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), Walmeran Tríndade, ministrou no dia 13 de Janeiro a capacitação dos Agentes Comunitários de Energia,  no Instituto Federal da Paraíba(IFPB) – Campus Cajazeiras . Estes agentes serão responsáveis por disseminar os conceitos básicos para o uso eficiente de energia elétrica entre os residentes do Sitio Olho D’água dos Frades, em Nazarezinho.

Participaram da capacitação 28 pessoas, entre elas, moradores da comunidade, alunos do curso de Eletromecânica do IFPB – Campus Cajazeiras e demais interessados da sociedade. Os participantes aprenderam a avaliar a fatura de energia elétrica e a prestar orientações sobre a sua leitura e interpretação, além de Identificar possíveis pontos de desperdício de energia elétrica em uma residência.

Também estiveram presentes a  Assessora Territorial de Gestão Social do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET-Vale do Piranhas), Aldineide Alves e o coordenador geral do CERSA e membro da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega. Na ocasião, Nóbrega abordou a problemática das mudanças climáticas, as ações desenvolvidas pelo Comitê e da luta pela mudança da matriz energética brasileira.

Agora, nos dias 15 e 16 de Fevereiro, os agentes vão cair em campo para realizar o diagnóstico energético de cada residência da comunidade e prestar orientações gerais para a redução do consumo de energia elétrica. Para tanto, eles receberão kits com camisa, boné, bolsa, caneta, garrafa de água e instrumentos para ajudar na  inspeção técnica da instalação elétrica.

No projeto que tem como proponente a Associação dos Produtores Rurais Francisca Fideles de Araújo(Nazarezinho-PB), também está previsto a instalação de um sistema fotovoltaico na Escola Municipal Basílio Borges com a ajuda dos moradores. Desta forma, além de qualifica-los para o mercado de trabalho, pretende-se dotar a comunidade de conhecimento das técnicas básicas de manutenção de energia elétrica convencional e energia solar fotovoltaica.

 O projeto Agentes Comunitários de Energia é uma realização do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido em parceria com o Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (NAESP), NEDET – Vale do Piranhas, FUNETEC e  PASPP. Conta também com o apoio do Fundo Socioambiental CASA.

 

ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *