News

Bispo Realiza Audiência Com Coordenadores do CERSA

17436092_1015837815215217_1811460275927115966_o

O Bispo da diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, recebeu na Sexta-Feira (10) os coordenadores do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade. A reunião ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, e contou com a participação dos representantes do Programa de Ação Social e Políticas Públicas, Aires Huberto e  Fernanda Barbosa.

Na ocasião, os coordenadores do CERSA apresentaram ao religioso as ações promovidas no Alto Sertão Paraíbano. Dom Francisco ficou informado sobre o êxito obtido pelos projetos: Escola Solar, Padaria Solar e Agentes Comunitários de Energia com apoio do Fundo Socioambiental CASA, além da realização anual do Fórum do Semiárido de Energia Solar. Ele também soube da parceria firmada entre o CERSA e a MISEREOR para implantação de tecnologias fotovoltaicas até 2018 em Sousa, Patos e Pombal.

A coordenação do CERSA propôs  também a elaboração do projeto Paróquia Solar que visa promover o diálogo e desenvolver ações, no contexto paroquial, para o cuidado da nossa casa comum e dos mais frágeis, a partir da abordagem da problemática energética e do uso descentralizado das energias renováveis.

Depois de algumas discussões sobre a luta pela mudança da matriz energética brasileira e do enfrentamento às mudança climáticas, Dom Francisco firmou  alguns compromissos com o CERSA. O reverendo prometeu promover uma reunião com o clero e também articular uma reunião com os secretários de agricultura e meio ambiente das paróquias que compreendem a diocese de Cajazeiras.

O religioso ainda solicitou uma cartilha educativa que aborde o tema da energia solar na igreja e se comprometeu a formar uma comissão alusiva à Campanha da Fraternidade para sensibilizar os fiéis sobre as mudanças climáticas.

Tendo como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’, a Campanha da Fraternidade reforça alguns pontos da Carta Encíclica Laudato Si escrito pelo Papa Francisco I. O objetivo é instigar cristãos e não-cristãos a conhecer e cuidar de “nossa casa comum” como uma obra divina.

ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

[sgmb id=”1″]

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.