DestaqueEnergiaSustentabilidade

Assembleia Outorga Comenda Verde a Coordenadores do CERSA

Os coordenadores do Comitê de Energia Renovável do Semiárido(CERSA) e membros da diretoria da Frente Por Uma Nova Política Energética, César Nóbrega e Walmeran Tríndade, e o professor da Universidade Federal do Pernambuco, Heitor Scalambrini, receberão a “Comenda Verde”, outorgada pelo Poder Legislativo por terem se destacado através de ações reconhecidas em defesa do meio ambiente. A aprovação da comenda foi realizada, no dia 23 de maio, durante sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, e teve como autor da propositura o deputado Jeová Campos(PSB).

coordenador geral do CERSA, César Nóbrega, ao centro da imagem na entrega do certificado dos agentes comunitários de energia

Natural de Sousa, Júlio César Nóbrega Gadelha é um advogado, Marxista,Militante Ecossocialista e Articulador do movimento cidade semiárida. Ele foi um dos fundadores do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sousa, tendo colaborado ativamente com a luta em prol da transposição do Rio São Francisco e pela instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste no alto sertão paraibano. Além do CERSA, Nóbrega ainda encabeça o Movimento SousaTitan que tem por objetivo organizar a sociedade civil em busca de ações para o enaltecimento do Vale dos Dinossauros.

 

Professor Walmeran Trindade capacitando professores no uso de kit fotovoltaicos em energia solar

Walmeran José Trindade Junior possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com experiência na área de Engenharia Elétrica e é quem coordena tecnicamente os projetos do CERSA.


Já Heitor Sacalambrini Costa é doutor em Energética pela Université d’Aix-Marseille III. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do projeto Semiárido Solar. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em desenvolvimento rural.
Juntos, os três ambientalistas são responsáveis por articular membros de instituições de ensino e pesquisa, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, representantes políticos e da sociedade civil para executar vários projetos demonstrativos visando a disseminação da tecnologia solar fotovoltaica no alto sertão paraibano como: Escola Solar, Padaria Solar e Igreja Solar, todos com apoio do Fundo Socioambiental Casa.
O CERSA também promove eventos com o intuito de incidir politicamente e chamar a população para discutir as seguintes temáticas: Mudanças climáticas e segurança energética, Sustentabilidade Ambiental e Energias Alternativas. É o caso do Fórum do Semiárido de Energia Solar que acontece periodicamente em concomitância com a Conferência de Sustentabilidade Ambiental e também do seminário “Aquecimento Global, Mudança Climáticas e Crise Hídrica: O Que Tenho Haver com Isso?”.
César Nóbrega dedicou a homenagem a todos os membros do comitê e a todos os lutadores e lutadoras do povo.

Estes e outros projetos você pode conhecer através do endereço: cersa.org.br

 

ENIO MARX – ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CERSA

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.