Alunos da Fábrica-Escola participam de Curso Internacional de Energias Renováveis

Os jovens participantes da Fábrica-Escola, projeto que capacita alunos a montar lâmpadas led com garrafas PET, tiveram uma tarde movimentada, no último mês de Outubro. Junto dos coordenadores Aldineide Oliveira e Walmeran Trindade, os alunos Junior Thomas e Vitória Lourenço fizeram parte da apresentação do projeto aos participantes do Curso Internacional de Energias Renováveis, promovido pelo CERSA, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Cáritas Brasileira e MISEREOR.

No auditório do Centro Pastoral da Paróquia de Santana em Sousa (PB), a plateia era composta por membros de diversas ONGS e ativistas de quatro países, Brasil, Alemanha, Peru e Chile, além de jornalistas da imprensa nacional e internacional. Acompanhou também a apresentação o prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tyrone, que inspecionou de perto uma das lâmpadas trazidas pela equipe.

Prefeito de Sousa Fabio Tyrone com uma das lâmpadas feitas na Fábrica-Escola

A professora Aldineide Oliveira apresentou desde o processo de inscrições que aconteceu junto às comunidades rurais e urbanas de Aparecida, bem como a instalação da própria fábrica, que fica localizada na sede do SINTRAF. O professor Walmeran Trindade, um dos responsáveis pela capacitação dos jovens, explicou de forma teórica a montagem das lâmpadas LED e exibiu os kits eletrônicos usados para treinar o conhecimento de componentes e testes de soldagem.

Aos alunos foi dada a tarefa de traduzir a sua experiência com a Fábrica-Escola e o que foi aprendido durante todo o processo. Junior Thomaz, leu com destreza uma poesia escrita por ele mesmo, além de destacar a importância do tempo de trabalho em que esteve na fábrica, cerca de dois meses.  Já a aluna Vitória Lourenço, contou da satisfação de ver seu trabalho realizado. “Depois das primeiras tentativas foi muito bom quando montei uma lâmpada e ela acendeu. É a comprovação de que somos capazes de fazer qualquer coisa. ”

Lâmpadas feitas na Fábrica-Escola

O projeto financiado pelo INEC – Instituto Nordeste e Cidadania com o apoio das instituições como Energisa e ENGESELT, tem como entidade proponente o Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social e parceiros como o SINTRAF – Sindicato de Agricultura Familiar do município de Aparecida e CERSA – Comitê de Energias Renováveis do Semiárido.

Um comentário em “Alunos da Fábrica-Escola participam de Curso Internacional de Energias Renováveis

  • 05/12/2018 em 05:51
    Permalink

    Projetos como este é de grande importância na vida dos jovens, deixará registrado na sua experiência de vida um momento exclusivo de grandes conquistas.
    Parabéns a todos que fizeram este curso acontecer.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *