Destaque

COMITÊ DE ENERGIA RENOVÁVEL VISITA ÁREA EXPERIMENTAL, EM MATURÉIA-PB

Na manhã desta quarta-feira, 16, a equipe do Comitê de Energia Renovável (CERSA), realizou uma visita técnica à área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), com o objetivo de conhecer o local onde será implantada a usina fotovoltaica coletiva. 

A ação faz parte da cooperativa de compartilhamento de energia solar que está sendo desenvolvido por meio do projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, abraçado pelo CERSA, que nasce com o intuito de reduzir gastos com a conta de luz dos cooperados, e, consequentemente, aumentar a renda familiar nas comunidades da região.  

O professor Walmeran José Trindade Junior, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), falou sobre o projeto. 

“Dentro do projeto Cuidando da Nossa Casa Comum, temos como um dos objetivos construir uma cooperativa de compartilhamento de energia, para que ela sirva como um modelo para outras comunidades. Consiste em uma usina fotovoltaica coletiva, então, estamos no CEPFS, conhecendo o local onde será feita a instalação. É uma área fantástica de experiencias tecnológicas sociais e terá mais essa experiência”, falou. 

Para José Dias Campos, coordenador executivo do CEPFS, a área experimental tem sido um espaço inspirador. 

“A área tem sido um espaço inspirador para que as pessoas possam, aprender e adaptar as condições em cada propriedade. Então, a nossa expectativa é muito boa para a instalação da miniusina de produção de energia solar”, disse. 

Sobre a COOPERATIVA 

No contexto atual do Brasil, é interessante o trabalho voltado para alternativas econômicas que não agridam o meio ambiente. Experiências de geração de energia a partir dos recursos naturais que contribui para esse crescimento das regiões ricas de tais recursos. 

PARCEIROS 

A cooperativa nasceu a partir do projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum” que faz parte do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) e tem como parceiros o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, a Cáritas Brasileira, a Frente Por Uma Nova Política Energética Pra o Brasil e recebem o apoio da Misereor e Ação Social Diocesana de Patos.  

O Projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum” preza pelos cuidados com a Mãe Natureza, portanto, desenvolve projetos relevantes no combate ao aquecimento global. 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.